terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Papel do Turismo na Dinamização das Áreas Rurais

Apesar de ainda não ser claramente perceptível a importância do turismo para as áreas rurais, este tem vindo a desenvolver um logo processo para a dinamização destas áreas e, a médio prazo, será uma das principais influências, com as suas vantagens e desvantagens.
Focando primeiramente as vantagens, a implantação de uma prática corrente de turismo nas áreas rurais levará a um desenvolvimento destas, atraindo mais gente devido à maior oferta de postos de emprego, tendendo para um crescimento a nível económico, para um aumento e melhoria das vias de comunicação, bem como um aumento e uma maior regularidade dos transportes.
Contudo, a implantação de um turismo activo e dinâmico nas áreas rurais não trará só consequências positivas, mas também negativas. Por um lado, poderá dar-se uma destruição ou modificação da paisagem, do ecossistema e habitat de certos seres vivos. Por outro, com o crescimento deste género de turismo poderá prejudicar o modo de vida calmo e pacato a que as pessoas das áreas rurais estão habituadas, podendo em parte conduzir a um certo nível de urbanização não previsto.
Há que controlar o desenvolvimento do turismo rural de modo a que este não se submeta à banalidade e não caia no esquecimento como sendo mais uma zona de turismo normal, preservando as características que dão a estas zonas a designação de "áreas rurais".

1 comentário:

Rita Madaleno disse...

Eu acho que este comentário pode ser considerado bom, pois aponta as vanatgens e desvantagens, o que isso pode ser favorável para as regiões e o desfavorável. E também ajuda as pessoas a verem e entenderem melhor.