sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Agricultura em Portugal

A agricultura em Portugal, é um sector fraco economicamente. Portugal, devido à sua baixa qualificação profissional, tem uma agricultura muito básica que nada evoluiu ao longo do tempo mantendo-se ainda um pouco “primária”.
O país apresenta solos que são favoráveis a esta actividade (Litoral Norte), mas devido à quantidade de minifúndios existentes, o que leva a uma agricultura para auto-consumo, não se exporta em número suficiente nem dá para cobrir o consumo do país e, como tal, opta-se importar. Os agricultores são pouco qualificados, não têm qualquer formação que lhes possa ser útil para esta actividade e, como tal, não têm capacidade para usarem maquinação para um melhor aproveitamento do solo.
No entanto, existe ainda uma área, a Agricultura Biológica, que pode vir a ser proveitosa para Portugal, mas é necessario uma nova geração de agricultures, pois têm mais formação que os agricultores mais idosos. Este tipo de agricultura, sem quimicos, ainda não é muito procurada, tembém devido aos elevados preços que são devido, à pouca existência desta agricultura, no entanto, se começar a existir uma maior evolução neste sector, esta pode ser uma área em crescimento e pode até dar os seus lucros.
Portugal sofre muito a concorrência de outros países da Europa e não só que são mais fortes neste ramo, como é o caso de Espanha.

Sem comentários: