segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

O papel do turismo na dinamização das áreas rurais

Como é de conhecimento de todos nós, as áreas rurais são zonas com uma fraca densidade populacional que se caracteriza mesmo por ser maioritariamente idosa. Isto devido ao facto destas áreas não se econtrarem desenvolvidas e a população jovem necessita de se localizar em áreas mais funcionais para estudar e encontrar postos de trabalho.
Com isto, o turismo veio a desenvolver de certo modo as áreas rurais, uma vez que apesar de estarem pouco povoadas, são locais excelentes para o turismo, devido à paisagem, aos espaços verdes, à calma que não existe nos grandes centros urbanos no qual os turistas recorrem com grande intensidade.
O turismo desenvole de tal forma as áreas rurais, no modo em que cria postos de trabalho (quer para a construção de equipamentos e de infra-estruturas de implementação e suporte a esta actividade, quer pela manutenção da própria actividade); promove o desenvolvimento de outras actividades (serviços e alguns tipos de indústria); contribui para o encontro de culturas; projecta a cultura portuguesa no mundo; permite a troca de experiências entre as diversas populações, o que por vezes contribui para a difusão de inovações; promove o lazer; desenvolve o artesanato; promove a qualidade dos produtos da região; dinamiza as áreas pouco povadas; contribui para a fixação de população, em especial jovem; evita o despovoamento das áreas rurais; etc.
Desta forma, o turismo nas áreas rurais permite com que estas zonas não fiquem completamente despovoadas e que o nosso país se desenvolva não só nos centros urbanas, como também nas zonas menos urbanizadas.

Sem comentários: