terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Turismo Rural

O turismo rural pode ser um sector que leva a um desenvolvimento destas áreas rurais, facto que vai já acontecendo, mas não com a intensidade que era desejada.
Estas áreas são, na maioria das vezes, constituidas por população idosa que sempre viveram ali e que não têm muitos recursos. Sendo assim, este tipo de turismo pode favorecer as áreas onde os empreendimentos estão inseridos, pois atrai população jovem que vai trabalhar para aqueles empreendimentos, mas também pessoas que procuram um local sossegado para passar férias. Existem aldeias que dariam óptimos locais para o investimento neste ramo do turismo, acabando por desenvolver outros sectores importantes e que fazem falta para a população residente, como os transportes e levaria a um conhecimento dos produtos regionais, fazendo com que ficasem conhecidos em outros pontos do país e também do estrangeiro.
No entanto, uma “sobreexploração” deste tipo de turismo também apresenta algumas desvantagens, como, a destruição do habitat de alguns seres vivos e pode levar a um abandono da agricultura por parte de população para se dedicarem ao turismo, a ocupação do solo com demasiados equipamentos e infra-estruturas e a degradação ambiental devido ao aumento do turismo.
Contudo, na minha opinião, acho que é de aproveitar as capacidades de Portugal neste sector, pois poderá desenvolver as áreas rurais e originar, a longo prazo, lucros.

Sem comentários: