segunda-feira, 19 de maio de 2008

As implicações da adesão de Portugal à União Europeia

Portugal teve vantagens ao aderir ao mercado comum, pois passou a beneficiar de um enorme mercado que se abriu às nossas exportações, mas por outro lado ficou vulnerável à entrada de produtos concorrenciais de outro Estados-Membros. A concorrência também não está a nosso favor, pois a nossa produtividade é baixa em relação à média europeia. Os nossos produtos deixam de ser consumidos e passamos a consumir produtos feitos noutros países. Portugal já beneficiou do Fundo de Coesão, que é para apoiar o desenvolvimento dos países mais pobres. Esse apoio é importante, pois faz com que as pequenas e médias empresas possam desfrutar das vantagens e das oportunidades do Mercado Comum.
Portugal passou a ser um país de imigrantes que, na verdade, não trouxeram assim nada de muito bom para o nosso país, visto que já há muitos portugueses que não conseguem arranjar uma vida com qualidade (no que diz respeito a trabalho, etc)...
Uma vantagem do Euro é que a Europa passa a contar com uma moeda forte e estável, capaz de competir com o dólar (EUA) e o iene (Japão), duas moedas fortes nos mercados internacionais, mas não trouxe grandes vantagens para Portugal,visto que não temos a economia nem a qualidade de vida que nesses dois países existe.

3 comentários:

Sara Filipa disse...

Concordo com o comentário. Penso que seja um comentário mesmo dando a sua opinião e não um despejar de materia como tantos que aqui temos.

Márcia Silva disse...

Acho é um bom comentário, pois além de dizeres aquilo que demos na aula fizeste também baseado na tua opinião, logo ficou mais completo com isso. E também acho que não te esqueceste de falar de nenhum ponto que tenhamos abordado.

Paula disse...

Acho um bom comentário, pois falas de tudo o que é importante!!