domingo, 18 de maio de 2008

As implicações da adesão de Portugal à União Europeia

A adesão de Portugal a União Europeia no mesmo dia que a Espanha entrou, 1 de Janeiro de 1986, trouxe vantagens e desvantagens ao nosso país. As vantagens que podemos encontrar, é a expansão do mercado, levando com que Portugal viesse aceder a um mercado enorme que se abriu às nossas exportações. Por um lado temos logo uma das desvantagens que foi o nosso país ter ficado vulnerável à entrada de produtos concorrenciais de outros Estados-Membros e também como a nossa produtividade é baixa relativamente à média europeia, a concorrência não nos favorece. Assim podemos concluir que a adesão a Portugal por um lado foi boa, mas trouxe-nos desvantagens que foi sobretudo sofrer com a concorrência dos outros Estados-Membros, que não é lá muito bom para Portugal.

2 comentários:

Ana carina disse...

Bom comentário, eu gostei deste comentário e achei que é explicito no que toca às vantagens e às desvantagens... mostrando-nos também que Portugal acabou por sofrer mais com esta adesão do que beneficiar, tendo esta adesão desvantagens que se destacam claramente das vantagens, o que torna esta adesão um "ponto" negativo para o nosso país.

Sara disse...

Gostei deste comentário. Acho que esta' completo e diz o necessa´rio, referindo as vantagens e as desvantagens na adesao de Portugal à UE. Gosteiii ! :)