quinta-feira, 6 de março de 2008

A exclusão social e a insegurança dos cidadãos

A exclusão social está ligada a uma sistemática não satisfação das carências básicas de um cidadão, ou seja, a inexistência de algo que garante o bem-estar de determinada pessoa.
Existem muitos mais problemas urbanos que podem levar á exclusão social e á insegurança dos cidadãos, nomeadamente o desemprego, a falta de alojamento, as carências alimentares, as minorias étnicas não legalizadas e não integradas, a privação de ordem intelectual, a insatisfação pessoal, o mau-estar individual, o stress, doenças do foro psicológico, neurológico e outras, o consumo de álcool, o consumo de drogas, a marginalidade, a deliquência e a criminalidade que tudo junto leva á exclusão, violência, mau-estar social e á insegurança.
Concluindo, a marginalidade que muitas vezes surge devido a problemas pessoais, a drogas e a álcool é feita para aqueles que são mais fracos, que menos se podem defender como os sem-abrigo que são excluídos. Tudo isto leva a que a marginalidade comprometa o direito dos outros cidadãos á segurança.

Sem comentários: