terça-feira, 11 de março de 2008

A exclusão social e a insegurança dos cidadãos

Devido à crise económica que o pais atravessa, o aumento da criminalidade vai aumentando pois o fosso entre ricos e pobres está cada vez maior.
Muitas das pessoas desempregadas escolhem a “criminalidade” como caminho, como resolução dos seus problemas, ou tornam-se alcoólicos, toxicodependentes, ou ficam com problemas de alimentação, pois o rendimento mínimo muitas vezes não chega ao final do mês.
Vários indivíduos com problemas psicológicos não têm emprego, e vivem essencialmente da caridade e da pensão dada pela assistência social. Também muitas dessas pessoas que tem problemas, tomam o caminho mais fácil devido ao seu desespero por dinheiro, e optam pela criminalidade.
A maioria da população anda descontente com tudo, anda insatisfeita com a sociedade em que vivemos, pois cada vez mais há um aumento da criminalidade, e a segurança muitas vezes não é a melhor, deixando a população insegura e insatisfeita. Tudo isto provoca uma grande revolta da população, revelando-se nas mais variadas formas como por exemplo, através de manifestações e greves.
Muitas das pessoas de etnia, religião ou raça diferentes, têm dificuldade em se integrar na sociedade, pois actualmente ainda existe muito preconceito e racismo, levando a serem excluídos da sociedade, o que contribui para que essas pessoas tenham dificuldade em manter uma vida social activa, encontrar casa, emprego, ou até mesmo alimentos para a sua subsistência.

Sem comentários: